05/11/2013

Encontros (Colóquios, Congressos, etc.)

Encontros, congressos, conferências, seminários, colóquios... 
por ordem cronológica.



2014


  • Conferência Internacional Português Língua Não Materna no Sistema Educativo: Avaliação de Impacto e Medidas ProspetivasOrg. Direção-Geral da Educação / DSDC. Lisboa, Centro Cultural de Belém – Sala Sophia de Mello Breyner, 6.05.2014. - V. Programa. - Da "Apresentação": «Pretende-se, com esta iniciativa, dar a conhecer, junto das comunidades educativa e científica, o estudo prospetivo e de avaliação - Avaliação de impacto e medidas prospetivas para a oferta do Português Língua Não Materna no Sistema Educativo Português -, cofinanciado pelo Programa Operacional de Assistência Técnica do Fundo Social Europeu (POAT/ FSE) e pela Direção-Geral da Educação. / Tendo como finalidade promover uma melhoria das políticas educativas na área do ensino do Português Língua Não Materna dirigido a alunos recém-chegados ao sistema educativo, o estudo mencionado supra foi elaborado por uma equipa de investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.»

2012

  • ILTEC, Encontro Português Língua Não Materna: partilha de práticas de ensino e de experiências de aprendizagem, Comissão científica: Fernanda Botelho, Luísa Solla, Maria Helena Mira Mateus, Paulo Feytor Pinto, Lisboa, ESE do Instituto Politécnico, 4-5 de maio de 2012. Descrição: No contexto das orientações da DGIDC/Ministério da Educação para o ensino de PLNM no ensino básicos e no âmbito do projeto Bilinguismo, aprendizagem do Português L2 e sucesso educativo na escola portuguesa, o ILTEC organizou este encontro de partilha de estratégias e materiais conducentes ao sucesso educativo dos alunos de PLNM.

2011

  • ILTEC e APP, Colóquio Educação Bilingue e Bilinguismo, Lisboa, 20-21.06.2011, auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, Org. ILTEC e APP. descrição: Um colóquio sobre educação bilingue e bilinguismo que contou com a presença das especialistas internacionais Ofelia García e Annette de Groot. V. programa1, programa2.
  • ESE de Coimbra, II Encontro Internacional de Ensino do Português, Coimbra, 10, 11, 12.02.2011, org. Escola Superior de Educação de Coimbra – Instituto Politécnico de Coimbra. Descrição: Foram abordadas diferentes áreas e domínios do ensino da Língua Portuguesa., destacando-se “alguns painéis dirigidos aos professores do 3º Ciclo, ao Ensino do Português L2, aos estudos em Literacia de adultos e à apresentação de novíssimos estudos académicos em curso no âmbito do ensino do Português”. V. programae cartaz.

2010

  • FLUP, Conferência Português Língua Não Materna - Investigação e Ensino (National Conference EUCIM-TE), Porto, Anfiteatro Nobre da FLUP, 18.10.10, org. FLUP – Instit. de Educação da UM, Instit. de Letras e Ciências Humanas da UM. Descrição: Reflectir sobre questões de ensino, aprendizagem e investigação do PLNM; discutir o lugar do bilinguismo no crescente contexto multilingue e multicultural nacional; divulgar os resultados nacionais do projecto europeu, European Core Curriculum for Mainstreamed Second Language Teacher Education (EUCIM-TE); proporcionar espaços de reflexão sobre práticas de formação de todos os professores que promovam a inclusão escolar e a coesão social, numa perspectiva intercultural. (Fonte: Facebook, criado porBabeliUM,visto a 29.08.10).

2009

  • FLUP, Colóquio: Supervisão Pedagógica e Educação em Línguas, Porto, FLUP, 27.11.09, org. Rosa Bizarro e Maria Alfredo Moreira. V, programa. Descrição: “Formação de professores e ensino do Português Língua Materna (PLM), Língua Não-Materna (PLNM), Língua Estrangeira (PLE) e Língua Segunda (L2), plurilinguismo e intercompreensão são algumas das questões em debate no presente colóquio, que reúne investigadores que se têm dedicado ao estudo de didáctica das línguas e formação de professores.
  • II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa: A língua portuguesa ultrapassando fronteiras, juntando culturas, 6 a 11 de Out. 2009, Univ. de Évora, coord. geral de Maria João Marçalo. Descrição: “Linguagem e dinâmicas migratórias, ensino e aprendizagem de Português Língua Não-Materna (PLNM) e de Língua Segunda (PL2), contacto entre línguas e variedades de Português de África, do Brasil e de Portugal, bilinguismo e multilinguismo, interfaces entre língua, literatura e cultura, pluralismo linguístico e cultural são algumas das questões em debate nas muitas sessões que estruturam o presente simpósio.”

2008

  • Encontro Nacional Professores de Português Língua Não Materna: Desafios Perante a Imigração, Cantanhede, 5.09.08, org. Câmara Municipal de Cantanhede, Cantanhede. V.programa. Descrição: “uma iniciativa organizada pela. Integração e interculturalidade, a prova de Língua Portuguesa no quadro da Lei da Nacionalidade, metodologias de ensino de Português Língua Não-materna, linguagem e cultura em contexto de sala de aula de Português Língua Segunda, aprendizagem de Português Língua Não-materna e dispositivos multimédia, materiais didácticos e ensino da Língua Portuguesa a estrangeiros são algumas das questões em debate no presente encontro, que reúne investigadores, professores, formadores, alunos e editores.

2007

  • DGIDC, Actas: Conferência Internacional sobre o Ensino do Português, 7, 8 e 9 de Maio de 2007, Lisboa, ME/DGIDC. V. o programa e outras informações. V. também “Medidas para o Ensino do Português: preparação de Conferência sobre o ensino da língua portuguesa e revisão da Terminologia Linguística para os Ensinos”.

2006

2004

2001

1999

  • APP, 1º Congresso do Português Língua Não-Materna, 21 a 23 de Out. 1999, Lisboa, Fórum Telecom – Picoas.

1997

1995

  • IPOR, Encontro de Português - Língua de Cultura, Actas [encontro ocorrido de 27 a 29 de maio de 1993]. Macau: IPOR, 1995. [446 pp.; ISBN 8013-10-8. «44 comunicações de professores e investigadores portugueses, chineses e japoneses que abordam, nas suas múltiplas vertentes, os caminhos da língua portuguesa em terras do Oriente desde o século XVI, e procuram perceber o seu espaço no próximo século.» 

1991

  • IPOR, Actas do SeminárioInternacional Português como Língua Estrangeira, 9 a 12 de Maio de 1991, org. Direcção dos Serviços de Educação/Fundação Macau/IPOR, Macau, Dir. dos Serviços de Educação, 1991. [586 pp. «Recolha de cerca de 50 comunicações sobre diversas áreas ligadas ao ensino/aprendizagem do português como língua estrangeira, desde relatos de experiências pedagógico-didáticas a reflexões teóricas sobre as particularidades da língua alvo e do público aprendente.»

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