18/03/2014

Programa Português para Todos (PPT)


Este programa é uma das modalidades de formação proporcionada pelo

que se destina aos cidadãos imigrantes adultos,

visando dar-lhes acesso a um conjunto de conhecimentos indispensáveis à sua inserção na sociedade portuguesa.

No âmbito deste Programa, existe um conjunto de acções de formação em língua portuguesa
com o objetivo de promover a proficiência em língua portuguesa
e o conhecimento dos direitos básicos de cidadania,
entendidos como componentes essenciais de um adequado processo de integração.



Do site do IEFP:

Objectivos

O Programa Português para Todos (PPT) visa facultar à população imigrante, residente em Portugal, que comprove não possuir nacionalidade portuguesa e que apresente uma situação, devidamente, regularizada de estadia, permanência ou residência, o acesso a um conjunto de conhecimentos indispensáveis a uma inserção de pleno direito na sociedade portuguesa, promovendo a capacidade de expressão e compreensão da língua portuguesa e o conhecimento dos direitos básicos de cidadania, entendidos como componentes essenciais de um adequado processo de integração, através de um conjunto de acções de formação em língua portuguesa.

Destinatários

Consideram-se destinatários das acções de formação a desenvolver no âmbito deste Programa, os cidadãos imigrantes adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, activos empregados ou desempregados e com situação regularizada em Portugal.

Certificação

  • Certificado de Utilizador Elementar de Português Língua Estrangeira - Obtido na sequência da conclusão com aproveitamento do percurso formativo A. Este Certificado garante a dispensa da realização da prova de nacionalidade.
  • Certificado de Português para Fins Específicos - Obtido na sequência da conclusão de um percurso de Português Técnico.

Consulte aqui a
na Rede de Centros do IEFP, I.P.

Estrutura Curricular

Percurso 1

Língua Portuguesa – Nível A1
Duração
(em Horas)
Eu e a minha rotina diária
25
Hábitos alimentares, cultura e lazer
25
O corpo humano, saúde e serviços
25
Língua Portuguesa – Nível A2
Duração
(em Horas)
Eu e o mundo do trabalho
25
O meu passado e o meu presente
25
Comunicação e vida em sociedade
25
Total de horas do percurso (A1 e A2):
150 Horas

Percurso 2

Português Técnico
Duração
(em horas)
Português técnico aplicado à área do Comércio
25 Horas
Português técnico aplicado à área da Hotelaria e Restauração
25 Horas
Português técnico aplicado à área de Cuidados de Beleza
25 Horas
Português técnico aplicado à área da Construção Civil e Engenharia Civil
25 Horas



Recursos


  1. O Português para Falantes de Outras Línguas:o utilizador elementar no país de acolhimento, Maria José Grosso, Ana Tavares e Marina Tavares, Lisboa, ANQ /DGIDC /IEFP., 2008.
  2. O Português para Falantes de Outras Línguas:o utilizador elementar no país de acolhimento - Sugestão de Actividades e Exercícios, Maria José Grosso, Ana Tavares e Marina Tavares, Lisboa, ANQ /DGIDC /IEFP., 2008.
  3. Manual de Português Técnico aplicado à área da Construção Civil e Engenharia Civil,no âmbito do programa PPT, Elisabete Gonçalves e Jaime Galinha, Lisboa, IEFP, 2009.
  4. Manual de Português Técnico aplicado à área da Hotelaria e Restauração,no âmbito do programa PPT, Eugénia Ferro Beça e Maria isabel Ramalho Galvão, Lisboa, IEFP, 2009.
  5. Manual de Português Técnico aplicado à área do Comércio, no âmbito do programa PPT, António Ricardo e Dália de Sousa, Lisboa, IEFP, 2009.
  6. Manual de Português Técnico aplicadoa área dos Cuidados de Beleza, no âmbito do programa PPT, Inês Martins e Inês Pato, Lisboa, IEFP, 2009.