18/03/2014

QuaREPE

Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro – QuaREPE
Lisboa: DGE - MEC, 2005.



Escute a coordenadora da equipa que concebeu o quadro de referência, vendo o vídeo:


Conferencista: Maria José Grosso, FLUL
conferência online a 11-Mai-2011, 14:30
no âmbito da Webinar, org. DGIDC.



"O QuaREPE surge na sequência da publicação da Portaria n.º 914/2009, de 17 de Agosto, e apresenta linhas de orientação para a elaboração de conteúdos de ensino e de aprendizagem da língua portuguesa numa perspetiva de abertura e de flexibilidade suficientemente abrangentes para que a grande diversidade de públicos e de contextos possa ser contemplada."


"O quadro de referência aplica-se, fundamentalmente, aos alunos do ensino não superior, a viver em países cuja língua oficial não é o português, servidos ou não pela atual rede de cursos de língua e cultura portuguesas."

"Este documento privilegia um conceito de currículo construído por etapas, assente num plano que inclui as competências e as aprendizagens consideradas essenciais para os alunos, em cada nível de proficiência linguística (A1, A2, B1, B2 e C1)."

O QuaREPE tem como objetivos:

  1. desenvolver competências gerais em língua portuguesa;
  2. contribuir para a promoção da cidadania democrática;
  3. dotar a rede do Ensino do Português no Estrangeiro (EPE) de um instrumento que permita a reflexão sobre práticas pedagógicas e educativas, para além de
  4. desenvolver a identidade plurilingue e pluricultural dos alunos.

Fonte: Ensino do Português no Estrangeiro, na página da DGIDC.


O QuaREPE é constituído por duas partes:

   

1. QuaREPE - Documento Orientador - GROSSO, Maria José (coord.), António Soares, Fernanda de Sousa e José Pascoal (2011, e em atualização). Lisboa: DGE.
2. QuaREPE - Tarefas, Actividades, Exercícios e Recursos para a Avaliação - GROSSO, Maria José (coord.), António Soares, Fernanda de Sousa e José Pascoal (2011, e em atualização). Lisboa: DGE.